Desde a primeira edição, em 1994, o FIT teve uma excelente recepção junto à população de Belo Horizonte, que tem uma forte vocação para o teatro de grupo e a experimentação artística. Em 2008, por meio da Lei 9.517, o festival foi elevado a evento oficial, e se tornou bienal, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.
O Festival já trouxe a Belo Horizonte grupos e artistas de 45 países diferentes, em produções de todos os continentes. Consolidado como um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, valoriza a difusão, a formação, a reflexão e o intercâmbio culturais.
A 15ª edição do FIT BH, com o tema “Raízes — Arte, Existência e Nossa Latinidade”, é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon e com produção da Rubim Produções. As atrações acontecerão em diversos locais da capital, incluindo teatros, ruas e espaços alternativos da cidade.
A seleção é feita por meio do Edital de Chamamento, com a participação de indivíduos, grupos e coletivos, pessoas físicas e jurídicas. Os curadores dessa edição são: a atriz, educadora, produtora e pesquisadora Andreia Duarte, o professor titular da Faculdade de Letras da UFMG e do curso de Teatro da Escola de Belas Artes, da UFMG, Marcos Alexandre e a premiada atriz, diretora e professora de teatro, Yara de Novaes.