sobretransparênciaatuaçãoprogramaçãoeditaisvagas

A Mostra "Ramificar" fala do racismo e da violência contra corpos negros e periféricos

voltar para lista da programação

Exposição "Ramificar", de RAMO Negro

A exposição “Ramificar” traz a temática do racismo e da violência contra corpos negros e periféricos. A mostra individual do artista plástico RAMO Negro fica no espaço ao lado da biblioteca, com entrada gratuita.

O artista, nascido em Mauá no ABC paulista, RAMO pensa a exposição como uma oportunidade de construir o diálogo entre a cidade em que nasceu e o território da Praça Mauá junto à Pequena África, levantando o debate sobre o racismo e a violência contra corpos negros e periféricos.

Para provocar essa discussão junto ao público, o artista traz 30 obras e mistura elementos da rua, do afrofuturismo e da espiritualidade católica, abordando temas como a masculinidade tóxica, o “vilanismo” do homem negro, o afeto e a esperança.

Na exposição, o artista fala também sobre a violência racial da sociedade brasileira, temática trabalhada na obra “111 (Neo Ex-Voto)”. A peça traz uma proposta de cura para a “vilanização” do homem preto e periférico a partir da memória do Massacre do Carandiru, chacina que teve 111 mortos e que completa 30 anos no dia 2 de outubro.

RAMO já teve uma participação no MAR com um grafite na exposição “Rua!”. Agora, em “Ramificar”, as obras do artista vão ficar no espaço ao lado da biblioteca, sala que tem a vocação de revelar jovens artistas como Mulambo e Rafael Bqueer.

Apesar de falar sobre durezas e trabalhar a ideia do homem negro sendo visto como suspeito pela sociedade e pela mídia, “Ramificar” também é espaço de afeto e amor. A obra “Tereza” traz esse momento de esperança para a exposição, ao mostrar um autorretrato de Ramo e sua companheira Ester Lopes.

Abertura

6 de agosto de 2022

Encerramento

6 de novembro de 2022

Notícias do Instituto Odeon
1ª Feira de Artes e Empreendedorismo LGBTQIA+
1ª Feira de Artes e Empreendedorismo LGBTQIA+

2024
Todos os direitos reservados.

CONECTE-SE COM O INSTITUTO ODEON PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

SEU CADASTRO FOI REALIZADO COM
SUCESSO!

Oops! Algo deu errado ao submeter o formulário. Por favor tente novamente!