Promover o choque entre o popular e o erudito. Esse é um dos objetivos do artista paraense Emmanuel Nassar em “Lataria Espacial”. A partir de elementos da rua e das feiras livres de seu estado natal, Nassar incorpora nas suas obras a linguagem publicitária e os objetos de consumo em massa.
Esse choque está presente na principal obra da exposição: o avião executivo em tamanho original e feito de aço galvanizado. A peça inédita de 8 metros que ocupa o centro do térreo do pavilhão de exposições do MAR, e com a qual os visitantes podem interagir.
Na exposição, que vai contar com cerca de 40 obras, Nassar também dialoga com a pop art, movimento artístico dos anos 1960 que trabalha com o imaginário da publicidade. Pensando nessa relação, o artista se apropria de placas e de elementos da rua para retratar o Brasil surrado da luta diária.
Nascido em 1949 em Capanema (PA), Emmanuel Nassar se formou em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde começou a dar aulas de educação artística.
Aliando elementos da cultura popular e técnicas próprias da arte erudita, o artista iniciou sua produção nos anos 1980, se tornando referência na construção de instalações com chapas metálicas e relevos pintados sobre materiais como latão, pedaços de madeira, bocais de lâmpada e luz néon.
Em suas obras, Nassar incorpora também referências da pop art e do concretismo a partir da busca por formas geométricas.
17 de setembro de 2022
26 de fevereiro de 2023