O Museu do Estado do Pará (MEP) recebe a mostra itinerante “Imagens que não se conformam”.
Os visitantes poderão visitar trabalhos de artistas contemporâneos e obras raras do acervo do IHGB, que remetem aos períodos colonial, imperial e republicano do Brasil. Em cada parada serão convidados artistas e curadorias locais, propondo um diálogo profundo acerca da desconstrução das narrativas históricas já constituídas.
A exposição na capital do Pará conta com a curadoria de Paulo Knauss em parceria com Aldrin Figueiredo, diretor do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.
Além disso, reúne obras inéditas de artistas paraenses como: Berna Reale, Nay Jinkins e Marcone Moreira, Emmanuel Nassar, Luiz Braga e Alexandre Sequeira.
Por meio do diálogo com a arte contemporânea, a exposição busca ressignificar obras da coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), que contam a trajetória do nosso país, com o intuito de instigar questionamentos em torno destas versões, consideradas oficiais. Dessa maneira, o projeto busca descentralizar narrativas e abordar questões centrais como a reparação histórica.
A itinerância seguirá rumo a São Luiz (MA) e Ouro Preto (MG), levando o diálogo entre o antigo e o novo, e reunindo diversas manifestações culturais por todo o país. contemporânea.
O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale e Instituto Odeon com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Exposição “Imagens que não se conformam”
Bate-papo com Aldrin Figueiredo, Paulo Knauss e artistas locais.
Abertura: 23.03.22
Horário: 17h
Período da exposição: 23 de março a 25 de junho de 2023
Local: Museu do Estado do Pará (MEP) | Praça Dom Pedro II, s/n - Cidade Velha, Belém (PA)
Entrada gratuita