Desde 1997, a Avenida Paulista, centro financeiro da cidade de São Paulo, tem sido palco da Parada do Orgulho LGBT+ que se tornou uma das maiores manifestações do gênero no mundo.
O evento é um espaço de reivindicação de direitos, exercício da visibilidade e celebração de orgulho LGBT+. Certamente, ao longo das décadas, a Parada teve impactos culturais e políticos significativos e contribuiu para diversas conquistas da comunidade no Brasil. Essa exposição coloca em foco os cartazes produzidos ao longo dos anos para a divulgação de suas diferentes edições e é uma forma de contar a história da Parada.
Mais do que meros registros pontuais de informações básicas — como data e local da realização de eventos —, quando olhamos em perspectiva, os cartazes constituem fonte rica de informação e fornecem pistas que permitem cotejar questões de amplo alcance.
Nesse caso, o exercício de percorrer a trajetória da Parada por meio de seus cartazes ajuda a pensar sobre os processos de construção e reconstrução das agendas do movimento LGBT no Brasil.
Veja a exposição aqui.