sobretransparênciaatuaçãoprogramaçãoeditaisvagas

‘Semana dos Povos Indígenas’ reúne ações culturais e reflexivas em BH

voltar para lista de notícias

Circuito Municipal de Cultura realiza, entre os dias 26 e 29 de janeiro, a “Semana dos Povos Indígenas”

A fim de evidenciar a riqueza cultural dos povos originários brasileiros, o Circuito Municipal de Cultura de Belo Horizonte realiza, neste mês, a “Semana dos Povos Indígenas”. Com ações culturais, artísticas e reflexivas, o evento acontece entre 26 e 29 de janeiro, em espaços da cidade como a Praça Afonso Arinos, o Museu da Moda (MUMO), o Cine Santa Tereza e os jardins do Teatro Francisco Nunes.

A programação é gratuita e inclui o ritual de defumação “Caminhos de Pachamama”; a sessão comentada do documentário “A Mãe de Todas as Lutas”, sobre as ativistas indígenas Shirley Krenak e Maria Zelzuita; uma roda de conversa sobre memória e resistência indígena em Minas; e uma confraternização de encerramento com partilhas, cantos, danças e rezos.

As ações, organizadas pelo Comitê Mineiro de Apoio à Causa Indígena (CMACI), fazem parte da programação do Circuito Municipal de Cultura, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo Instituto Odeon.

O Comitê Mineiro de Apoio a Causas Indígenas é uma rede formada por indígenas e não indígenas, sem fins lucrativos e sem apoios governamentais. O Comitê está constantemente se mobilizando para diversas causas, como apoiar artesãos indígenas, ajudar no fortalecimento de aldeias que sofreram ataques, movimentos de retomada ou famílias indígenas que estão sofrendo com o impacto da pandemia.

O evento reúne povos indígenas que vivem na capital mineira e na Região Metropolitana - tais como os Pataxó e os Pataxó Hahãhãe da Aldeia Naô Xohã, localizada em São Joaquim de Bicas; os Xukuru Kariri da Aldeia Arapoã Kakyá, de Brumadinho; os Kamakã Mongoió, da Aldeia Kamakã Mongoió, também de Brumadinho; os Krenak do Leste de Minas; e os Aranã do Vale do Jequitinhonha. Participam das ações, ainda, representantes dos povos andinos Aymara e Quechua. Também estarão presentes, entre os convidados, representantes dos povos Kambiwá, de Pernambuco; Manxinery, do Acre; Tikuna, Tukano e Kambeba, do Amazonas.

Para a Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, o evento destaca a riqueza e a multiplicidade das culturas indígenas.
“A 'Semana dos Povos Indígenas' é um acontecimento importante na cidade tanto pelo valor simbólico e pela reunião dos diferentes povos, quanto pela excelência da programação. É uma ação da Prefeitura que reforça a importância dos povos originários, seus saberes, tradições e a relação dos mesmos com a contemporaneidade. Com essa realização, pretendemos contribuir para a  promoção da cultura indígena por meio da arte e da cultura, ocupando diferentes espaços públicos no Centro da cidade”.

A Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, celebra a realização da "Semana dos Povos Indígenas" e ressalta que o encontro é um acontecimento especial para a cidade. "O evento vai ao encontro das políticas de cultura do município relacionadas ao patrimônio cultural. O público poderá desfrutar de uma programação especialmente elaborada e construída a várias mãos, que se configura como uma ferramenta potente para fortalecer e destacar os saberes e as manifestações desses diversos povos que estarão presentes na programação”, afirma.

Programação do Instituto Odeon
CRdancabh
CRdancabh

2024
Todos os direitos reservados.

CONECTE-SE COM O INSTITUTO ODEON PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES

SEU CADASTRO FOI REALIZADO COM
SUCESSO!

Oops! Algo deu errado ao submeter o formulário. Por favor tente novamente!