Em 2024, o Instituto Odeon e a Universidade das Quebradas inauguram a itinerância Machado Quebradeiro, cuja primeira edição acontece no Rio de Janeiro. Depois, o projeto de formação cultural segue para as cidades de Belém, no Pará, e São Luís, no Estado do Maranhão.
Intitulada “Formação de Escritores Machado Quebradeiro”, os 50 cariocas selecionados para participar do curso terão aulas na sede da Associação Brasileira de Letras. Durante os encontros, eles terão a oportunidade de usar a obra de Machado de Assis para discutir questões raciais e sociais relevantes para a literatura brasileira. Os estudantes poderão ter trocas de saberes e conhecimento com escritores renomados como Jeferson Tenório e Geovani Martins e pesquisadores da obra de Machado de Assis como Ana Flávia Magalhães Pinto e Paulo Dutra, entre outros especialistas.
A itinerância terá oficinas, palestras e seminários que têm como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que os alunos contem suas próprias histórias e expressem suas experiências de vida por meio da escrita. Ao longo de oito meses, os alunos terão discussões relevantes sobre temas como “Machado Afrodescendente e periférico”, “Machado e a invenção do ser Branco no Brasil, “O Teatro Negro do Jovem Machado”, “O Machado que eu leio”. Essa etapa terá como correalizadores a Academia Brasileira de Letras e Festa Literária das Favelas (FLUP).
Intitulada "Chegança", a aula inaugural da formação cultural acontecerá na ABL no centro da cidade do Rio de Janeiro no dia 16 de abril. O encontro contará com uma mesa criativa com Numa Ciro (Coordenadora UQ), Vilma Guimarães (da Fundação Roberto Marinho) e Júlio Ludemir (Idealizador da FLUP), além de uma visita mediada no local.
“O que mais a gente apontou e focou foi no sistema de troca de conhecimento, pois quando isso acontece, você também muda de perspectiva, você troca de subjetividades. A troca não é só de informação. Nosso projeto trabalha muito na linha do afeto, do reconhecimento, da integração entre as pessoas”, afirma Heloísa Teixeira, coordenadora e idealizadora da Universidade das Quebradas.”
Serviço
Formação de Escritores - Machado Quebradeiro
Abril a Outubro de 2024
Às terças-feiras, das 13 às 17h.
Local: Academia Brasileira de Letras (Av. Presidente Wilsons, 203, Centro - Rio de Janeiro/RJ).