Realizado pela primeira vez em 1994, o FIT BH alcançou, desde a primeira edição, uma excelente recepção junto à população belo-horizontina, indo ao encontro à forte vocação da cidade para o teatro de grupo e a experimentação artística. Sua importância para o cenário cultural da cidade foi reconhecida e, em 31 de janeiro de 2008, por meio da Lei 9.517, o festival foi instituído como evento oficial, passando a ser realizado bienalmente pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

O Festival já trouxe a Belo Horizonte grupos e artistas de 45 países diferentes, contemplando produções de todos os continentes. Consolidado como um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, valorizando a difusão, a formação, a reflexão e o intercâmbio culturais. O Festival não pôde ser realizado em 2020 em razão da pandemia de Covid-19. Sua retomada faz parte das políticas públicas que estão sendo implementadas para garantir o fomento e a fruição dos trabalhos artísticos, além de contribuir para impulsionar a reestruturação da economia da cultura da cidade.

A 15ª edição do FIT BH é realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon e com produção da Rubim Produções. As atrações serão distribuídas em diversos espaços da capital, incluindo teatros, ruas e espaços alternativos da cidade. E a seleção é feita por meio do Edital de Chamamento, com a participação de indivíduos, grupos e coletivos, pessoas físicas e jurídicas.

Explorando o tema “Raízes – Arte, Existência e Nossa Latinidade”, a curadoria do festival é composta por pessoas com formação multidisciplinar e habilidades ecléticas capazes de selecionar e compartilhar materiais relevantes sobre o tema. Os curadores são: a atriz, educadora, produtora e pesquisadora Andreia Duarte, o professor titular da Faculdade de Letras da UFMG e do curso de Teatro da Escola de Belas Artes, da UFMG, Marcos Alexandre e a premiada atriz, diretora e professora de teatro, Yara de Novaes.

 

Serviço:

Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH, recebe inscrições para interessados em integrar programação da 15ª edição.

Inscrições de 22 de agosto e 05 de setembro pelo site: www.portalbelohorizonte.com.br/fit

15º Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH 

Realização do evento: De 05 a 11 de novembro.

 

Assessoria de Imprensa 

Fábio Gomides – (31)99693-2767

aduplainformacao@gmail.com 

Acompanhe o FIT BH: 

Site | Instagram | Facebook