Encontro #MARé: Legado 7 anos e o futuro do MAR

De Instituto Odeon em 31 de janeiro de 2020


Evento, que será realizado no dia 12 de fevereiro, irá promover reflexões para a Gestão e a Sustentabilidade dos Museus e da Cultura

Reconhecemos o sobe e desce das marés que impactam o MAR, a cidade do Rio e o país. O fluxo das marés traz mudança, renovação, superação, atrai novos ventos e novas possibilidades. É assim que queremos refletir este momento. Vamos celebrar o que alcançamos juntos, no fluxo das marés cheias, e construir soluções para tempos de maré baixa. 

Este encontro é um convite ao compartilhar e à reflexão coletiva com cada participante e parceiro do MAR e do ODEON, nestes (quase) 7 anos, com quem conquistamos juntos os 3 milhões de visitantes, os milhares de participantes da Escola do Olhar, as 60 exposições, as 29 mil obras de acervo e muito mais! Vamos unir múltiplas vozes da arte, da educação e da cultura que fazem do MAR o que ele é! 

O #MARé Pertencimento, é Diversidade, é Aberto, é Contemplação, é Diálogo, é Patrimônio preservado, é Gestão Compartilhada, é Resistência, é Reinvenção, é Utopia, é Democracia, é Multiplicidade de olhares, é Acessibilidade universal, é Reunião de Vizinhos, é Luta, é Conexão, é Programação Cultural, é Ocupação, é Excelência na gestão, é Desempenho, é Compromisso, o #MARé7anos de transbordamento sobre o Rio. 

Encontro realizado pelo Instituto ODEON, com curadoria e Planejamento por Museu Vivo. 

PROGRAMAÇÃO
*Sujeita a alteração

13h30 – Boas vindas

14h às 15h – Abertura: A visão do MAR sobre o Rio
A fundação de um museu-escola que nasceu como marco da revitalização portuária, sendo a primeira OS na gestão da cultura no município, cresceu como lugar de pontes e diálogos de uma cidade partida. O MAR vem tecendo uma ampla rede de afetos e constituiu um importante patrimônio para a cidade do Rio de Janeiro com um acervo único de artes visuais. Uma reflexão breve sobre os desafios e marcos em retrospectiva desde o projeto de origem do MAR até 2019, incluindo as conquistas em arte-educação-comunidade e os desafios em gestão e sustentabilidade.

Participantes:
– Adolpho Konder, Secretário Municipal de Cultura Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
– Carlos Gradim, Diretor-Presidente Instituto Odeon
– Luiz Chrysostomo, Presidente Conselho do MAR
– Deca Farroco, Gerente de Produção de Conteúdo Fundação Roberto Marinho
– Paulo Herkenhoff, Curador do Acervo e Diretor Cultural MAR (2013-2016) | Depoimento em vídeo

15h às 16h – Painel 1 #MARé: Confluência em Arte, Educação & Comunidade
A Confluência de percepções diversas que serviram à reflexão, à resistência e ao diálogo, fazem do MAR um espaço único de aprendizagem coletiva museu-escola-comunidade! Em suas exposições, o MAR serviu como ponte de divergências e convergências, em cocriação com artistas, curadores, lideranças populares e étnicas. Que experiências dos programas Escola do Olhar, Vizinhos do MAR, MAR de Música, Batalha do Conhecimento, e tantos outros desenvolvidos em parcerias, podem nos trazer em reflexões sobre novas formas de interação entre o cidadão e a cidade, entre a arte e a educação e entre os museus e seus territórios?

Palestra introdutória:
– Janaína Melo, Gerente de Educação do Instituto Inhotim e Gerente de Educação MAR (2012-2018)

Debate:
– Marcelo Campos, Curador do MAR
– Heloísa Buarque de Hollanda, Universidade das Quebradas
– Hugo Oliveira, Galeria Providência e membro do programa Vizinhos do MAR

Mediação:
– Marcelo Campos

16h às 16h10 – Microfone aberto! Participação do Grupo MAR VIVE

16h15 às 17h15 – Painel 2 #MARé Excelência em gestão, inovação e desafios da sustentabilidade financeira
Equilíbrio financeiro, gestão por resultados e acompanhamento de metas e indicadores que levam à atração e retenção de parcerias estratégicas, como o BNDES. Gestão eficiente que leva à viabilidade econômica capaz de gerar inovação: o legado que inclui a criação de novas linhas de pesquisa e documentação, tecnologias e novas mídias. Dados, números e vozes que relatam a coragem e o desenvolvimento institucional do museu, inspirador para o setor cultural brasileiro. Quais os desafios e as perspectivas para a implantação de Fundos Patrimoniais (Endowments)? Quais fontes e caminhos são passíveis de assegurar sustentabilidade financeira em meio a um cenário volátil?

Palestra Introdutória e Mediação:
– Bruno Pereira, Conselho Instituto Odeon

Debate:
– Luciane Gorgulho, Chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo BNDES
– Ricardo Piquet, Diretor-Presidente IDG | Museu do Amanhã
– Heloísa Queiroz, Gerente de Museus Secretaria Municipal de Cultura Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

17h15 às 17h30 – Intervalo

17h30 às 19h – Painel 3 #MARé Desafios Futuros: Perspectivas de modelos de Gestão de instituições culturais no Brasil
O MAR é o primeiro espaço de cultura a ser gerido por uma Organização Social (OS) no município do Rio. Quais aprendizados da gestão ODEON nos fazem refletir sobre a potência e os desafios do modelo OS. Qual o impacto histórico do modelo de gestão por OS no contexto do Rio de Janeiro e do país? As perspectivas para 2020, os desafios na manutenção que depende do investimento do setor público. É possível uma visão de longo prazo? Quais caminhos de futuro são possíveis, quais modelos existentes podem servir de inspiração para a continuidade e os próximos passos do MAR?

Palestra Introdutória:
– Carlos Gradim, Diretor-Presidente Instituto Odeon
– Maria Ignez Mantovani, Diretora Expomus (Vídeo Inspiracional)

Debate:
– Marcelo Araújo, Presidente Japan House São Paulo
– Adriana Rattes, Ex-Secretária de Cultura Estado do Rio de Janeiro

Mediação:
– Lucimara Letelier, Diretora Museu Vivo

19h às 20h – Celebração #MAR7Anos: Recepção e Encerramento no Foyer:


– Performance Imperadores da Dança (Passinho)
– Quitutes da Luz (Vizinhos do MAR)