Afastando a captura política do Theatro Municipal

De Instituto Odeon em 10 de outubro de 2019


Em um artigo na sessão ‘Opinião’ da Folha de S.Paulo, publicado no dia 9 de outubro, o advogado Rubens Naves e a jurista Mariana Gouveia Chiesa Nascimento desmontam os mitos criados acerca da gestão do Instituto Odeon à frente do Theatro Municipal de São Paulo. Uma leitura esclarecedora e necessária.

Leia o texto na íntegra neste link.

Fotografia: Fabiana Stig

Museu de Arte do Rio lança e-book da “VI Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais”

De Instituto Odeon em 7 de outubro de 2019


A publicação digital da “VI Jornada de Educação e Relações Étnico-Raciais do MAR” já está disponível para download gratuito no site do Museu de Arte do Rio. Realizado anualmente, o encontro tem como objetivo ser um espaço de compartilhamento entre profissionais e estudantes comprometidos com a constituição de uma sociedade antirracista e democrática. A atividade integra o programa permanente de formação de professores da Escola do Olhar.

O e-book contempla as aulas ministradas no seminário de 2018, documentos e outros conteúdos produzidos durante os laboratórios de criação – atividades pautadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, com base nas Leis nº 10.639/03-MEC (2003) e 11.645/08-MEC (2008).

Artigos escritos por convidados, como o curador Milton Guran, Mãe Celina de Xangô, os artistas e educadores André Vargas e Silvana Marcelina e a artista visual Mariana Maia também fazem parte da publicação. Os temas abordam questões trazidas pelas exposições do MAR e outras atividades que apostam na relação entre arte contemporânea e educação, como “Práticas pedagógicas: tradição e contemporaneidade”, “Cultura e representatividade” e “Museu, escola e relações étnico-raciais”.

Clique aqui: http://bit.ly/EbookJornadas2018 para baixar o e-book gratuitamente.

Theatro Municipal de São Paulo apresenta programação especial e gratuita em outubro dedicada às crianças

De Instituto Odeon em 30 de setembro de 2019


Durante a experiência do Zoo Musical as crianças poderão conhecer a sonoridade de cada instrumento de uma orquestra. Foto Fabiana Stig

De 8 a 13 de outubro, o projeto Crianças no Municipal apresenta atividades variadas para o público infantil e suas famílias; evento oferece tour musical pelo Theatro, teatro infantil, concerto e dança; todas as atividades são voltadas para crianças

O Theatro Municipal de São Paulo apresenta de 8 a 13 de outubro o projeto Crianças no Municipal, um festival de atividades que compõem uma programação GRATUITA especial para a meninada e seus familiares. O evento vai oferecer desde concertos didáticos de música sinfônica, apresentações de balé, pocket ópera e espetáculo de teatro, e ainda um tour de vivência musical pelos diversos espaços do prédio histórico.

Na estreia do evento, no dia 8, terça-feira, às 19ha Orquestra Mundana Refugi, a Palhaça Rubra (Lu Lopes) e o coletivo Morabeza Nação, que apresentará uma síntese da peça As Aventuras do Boi Beleza, se revezam em apresentações no espetáculo Curumins do Mundo.

A Orquestra Mundana Refugi tem 21 músicos e possui em sua formação imigrantes, brasileiros e refugiados de diversas partes do mundo. Como cantores estão integrantes da Palestina, Congo, Guiné, Irã e Brasil. Os instrumentos vão desde os mais recorrentes em orquestra, como violino, até o kanun – feito de cordas e originário do oriente médio – além da citara chinesa que consiste também numa série de cordas esticadas dentro ou sobre uma caixa de ressonância. O grupo que tem apenas dois anos já se apresentou no Auditório Ibirapuera, Sesc Guarulhos, Sala São Paulo, Sesc Pinheiros, Espaço da Américas, Festival Internacional de Curitiba.

Curumins do Mundo terá como mestre de cerimônias a Palhaça Rubra (Lu Lopes) que fará as mediações entre a apresentação da orquestra e a peça. Em alguns momentos, ela executará algumas canções junto com a Refugi, como por exemplo durante A Nossa Casa, do Arnaldo Antunes. A artista, que já esteve no Theatro Municipal em uma programação que celebrou o Dia do Palhaço, compôs até a canção inédita Caravana Curumim para este programa.

Já o Morabela Nação é um coletivo que conta histórias de Paulo Rafael, escritor da obra “O Mundo Cá tem Fronteira – Uma Aventura Brasil-Cabo Verde” que é a referência da peça As Aventuras do Boi Beleza. No enredoum boi do nordeste brasileiro que sobrevoa as Ilhas de Cabo Verde e acaba descobrindo que as belezas desse país do continente africano são também muito semelhantes às belezas brasileiras. Duas crianças, Grapiúna e Graciliano, são as passageiras especialíssimas desta viagem, com quem o boi partilha suas alegrias, impressões, cantos e amores.

Zoo MusicalApós o Curumins do Mundo, a programação segue com o Zoo Musical. A ideia é proporcionar às crianças uma experiência musical na qual os pequenos, guiados por educadores, percorrem algumas “estações” distribuídas pelo Theatro, como o Saguão de entrada principal e o Salão Nobre, onde encontrarão alunos da Escola Municipal de Música, da Fundação Theatro Municipal, e instrumentos de orquestra. Será uma oportunidade única para as crianças apreciarem a sonoridade de cada instrumento, e entender como são divididos no palco os chamados naipes de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico), madeiras (flauta, oboé, clarinete, saxofone e fagote), metais (trompa, trompete, trombone e tuba) e a percussão. Sob monitoria, elas poderão conhecer um pouco mais sobre esse universo da música sinfônica. Toda essa experiência será oferecida para alunos da rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e para o público em geral. Na quinta-feira (10), às 15h, e sexta (11), às 9h30 e 15h, as sessões são exclusivas para as escolas. No sábado (12), às 16h30, é gratuito e aberto ao público, no entanto é preciso reservar os ingressos pelo site do Theatro Municipal (www.theatromunicipal.org.br).

Outra atividade didática é o espetáculo O que é? O que é? O que é? com roteiro e direção cênica assinados por Angelo Brandini. A produção conta com a Orquestra Experimental de Repertório (OER), o Opera Studio e a Escola de Dança de São Paulo que pertencem a Fundação Theatro Municipal de São Paulo.  A iniciativa é lúdica e educativa onde os grupos artísticos vão contextualizar cada uma dessas linguagens: o que é orquestra, o que é dança e o que é ópera.  A intermediação de cada uma das artes será feita por duas palhaças mulheres: Paola Mussati (Palhaça Manela), integrante do grupo Doutores da Alegria e mais de 25 anos de trajetória tearal, e Vera Abud (Palhaça Emily), também integrante do Doutores da Alegria e que também atua na Cia. As Graças.

Iniciando a apresentação a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Jamil Maluf, juntamente com alunos da Escola de Dança executarão a Valsa das Flores, trecho memorável de um dos grandes balés de repertório, O Quebra-Nozes, de Piotr Ilitch Tchaikovski. O compositor russo se consolidou com um grande compositor de obras para balé clássico, tendo composto também O Lago dos Cisnes A Bela Adormecida. Ainda no programa, os bailarinos executam uma coreografia para As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi, e um pout-porri de dança brasileira.

Em seguida, cantores do Opera Studio, sob a regência do maestro Gabriel Rhein-Schirato, e a OER executam trechos de uma das óperas mais famosas a nível mundial, O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini. “É uma obra cômica e muito rica musicalmente. Uma ópera de boa comunicação. Tem alguns trechos como Fígaro… Fííígaro que as pessoas já viram em desenho animado. É leve e combina com o público infantil”, explica o maestro Schirato.

Ainda durante a apresentação, o público terá acesso a informações sobre o que caracteriza cada tipo de voz: tenor, soprano, baixo, mezzosoprano. Os cantores do Opera Studio serão: Juliane Lins (soprano), Ludmila Thomson (soprano),  Roseane Soares (soprano),  Catarina Taira (mezzosoprano), Athos Bueno (barítono), Daniel Souza (tenor), Gabriel Henrich  (tenor),  Guilherme Hoff (tenor), Marcus Ouros (barítono), Ramon Nascimento (tenor) e Vitor Mascarenhas (barítono).

Por último, a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Jamil Maluf, irá executar uma peça de estilo clássico a Sinfonia n°40, de Wolfgang Amadeus Mozart, e uma suíte de Guerra nas Estrelas, de John Williams. “A primeira aparece em propaganda de televisão, é de fácil compreensão, e a segunda é uma peça de estilo contrastante que mostra para a criança que a orquestra também está em outros universos, neste caso o cinema, e ela com certeza já ouviu. Este espetáculo é diverso e mostra o universo da música sob diversos aspectos, não fica preso a um determinado compositor ou estilo”, completa o maestro Maluf.  As apresentações ocorrem na quinta (10), às 16h, na sexta (11), às 11h e às 15h, exclusivamente para alunos da rede municipal de ensino, e no sábado (12), às 18h, para o público em geral. A duração é de aproximadamente 1 hora.

Reizinho Mandão

Ainda na programação, o teatro fica a cargo do espetáculo infantil O Reizinho MandãoA peça é protagonizada por três atores com Síndrome de Down e é inspirada no livro homônimo de Ruth Rocha. A montagem traz a história de um menino mimado e mal-educado que passa a comandar o reino após a morte de seu pai. De tanto mandar as pessoas se calarem, todos esqueceram como se fala. Triste e culpado por ter criado um lugar em que ninguém pode conversar, procura conselhos com um sábio e descobre uma solução simples e divertida para resolver a questão.  A produção O Reizinho Mandão sobe ao palco no sábado (12) ao meio-dia. 

Um dia depois, domingo (13), ao meio-dia, encerrando a programação do  Crianças no Municipal, o Theatro Municipal apresenta o Festival de Coros Infantojuvenis  com a presença do Coral Juvenil do Guri, sob a regência de Eduardo Fernandes, e o Coral Canto do Aprender sob a regência da maestrina Suellen Lima. No repertório peças de música popular brasileira como Embolado do Tempo, de Alceu Valença, Tempos Modernos, de Lulu Santos, A Felicidade bate à sua porta, de Gonzaguinha, As Mariposas, de Adoniran Barbosa, Corcovado, de Tom Jobim, Trenzinho Caipira, de Heitor Villa Lobos.  O programa terá a participação do Coral Paulistano, um dos corpos artístico do Theatro Municipal de São Paulo. O programa terá também a participação do coletivo Sampalhaças, formado por mulheres palhaças de diferentes escolas e gerações focadas na comicidade feminina. As artistas atuarão como “mestres de cerimônia” fazendo as mediações entre as apresentações e divertindo o público.

Crianças no Municipal
8 a 13 de outubro (terça a domingo)

Programação Terça-feira, 08, às 19h
Curumins do Mundo
Orquestra Mundana Refugi
Peça As Aventuras do Boi Beleza do coletivo Morabeza Nação
Palhaça Rubra (Lu Lopes)
Entrada franca
Distribuição dos ingressos duas horas antes de cada espetáculo na bilheteria do Theatro
Sala de Espetáculos, Theatro Municipal
Indicação etária: livre
Duração: 70 minutos

Orquestra Mundana Refugi
Carlinhos Antunes – cordas e direção musical – Brasil
Abou Cissé – percussão – Guiné-Conacri
Beto Angerosa – percussão – Brasil
ChadasAstustas – flautas e kemanche-  Turquia
Claudio Kairouz – kanun árabe – Brasil
Daniel Muller – acordeon – Brasil
Danilo Penteado – piano – Brasil
Hidras Tuala – voz – Congo
Leonardo Matumona – voz – Congo
Luis Cabrera – saxofone – Cuba
Mah Mooni – voz – Irã
Maiara Moraes – flauta – Brasil
Mariama Camara – voz e percussão – Guiné-Conacri
Mathilde Fillat – violino – França
Nelson Lin – cítara de martelo – Brasil/China
Oula Al-Saghir – voz – Palestina/Síria
Paula Mirhan – voz – Brasil
Tiago Daiello – cello e baixo elétrico – Brasil
Yousef Saif – bouzouki – Palestina
Pedro Ito – bateria – Brasil
Raouf Jemni – kanun turco – Tunísia
Rui Barossi – contrabaixo – Brasil

Peça As Aventuras do Boi Beleza
Concepção e Direção:
 Renato Gama
Atores: Almir Rosa (Boi Beleza); Luzia Rosa (Ciza); Ana Souza (Graciliano Gozado); Alexandre Apolinário (Grapiúna).

Músicos
Contrabaixo e Arranjos: Ronaldo Gama
Celo: Thayná Oliveira
Voz e Flauta: Mariana Per
Voz e Violão: Tita Reis
Guitarra: Tito Cardozo
Percussão: Sisa Medeiros

Cenografia e Figurino: Patricia Freire
Produção: Sá Menina Produtora e Movimento Cultural Penha

Sábado, 12, às 16h30

Zoo Musical
Atividades lúdico-educativas nas dependências do Theatro Municipal
Participação especial de alunos da Escola Municipal de Música

Entrada franca.
Reserva dos ingressos deve ser feita pelo site do Theatro Municipal (www.theatromunicipal.org.br).

Salão Nobre e Saguão
Indicação etária: livre
Duração aproximada: 50 minutos

*As sessões do dia 10/10 às 15h, 11/10 às 9h30 e 15h são exclusivas para alunos da rede pública de ensino.

Sábado,12, às 18h

O que é? O que é? O que é?
Orquestra Experimental de Repertório
Opera Studio da Escola Municipal de Música de São Paulo
Escola Municipal de Dança
Jamil Maluf – Regente da Orquestra Experimental de Repertório
Gabriel RheinSchirato – Regente do Opera Studio
Luiz Fernando Bongiovanni – Diretor da Escola de Dança de São Paulo
AngeloBrandini – Roteirista e Diretor Cênico
Bel Gomes – Assistente de Diretor Cênico
Christiane Galvan – Figurinista
Paola Mussati e Vera Abud – Palhaças

Solistas Opera Studio:
Juliane Lins – soprano
Ludmila Thomson – soprano
Roseane Soares – soprano
Catarina Taira – meio soprano
Athos Bueno – barítono
Daniel Souza – tenor
Gabriel Henrich – tenor
Guilherme Hoff – tenor
Marcus Ouros – barítono
Ramon Nascimento – tenor
Vitor Mascarenhas – barítono

OER + Escola de Dança
Tchaikovsky: Valsa das flores
Vivaldi: As Quatro Estações: Verão, Allegro non molto
Violino solo: Gabriel Mira
PoutPourri de danças brasileiras

OER + Opera Studio
Rossini: Barbeiro de Sevilha: excertos

OER
Mozart: Sinfonia no.40: 1º movimento, Molto Allegro
John Williams: Suíte Guerra nas Estrelas: Título Principal e Marcha Imperial

Sala de Espetáculos, Theatro Municipal de São Paulo
Duração aproximada: 1 hora
Indicação etária: livre
Entrada franca
Distribuição dos ingressos duas horas antes de cada espetáculo na bilheteria do Theatro
(Quinta-feira (10), às 16h, sexta-feira (11), às 11h e às 15h, exclusivo para alunos da rede municipal de ensino)

Sábado,12, às 12h

Espetáculo
O Reizinho Mandão
Ruth Rocha – Escritora
Jô Santana – Idealização
Roberto Lage – Direção
Ricardo Gamba – Dramaturgia e Direção Residente
Elenco – Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Joana Mocarzel, Jô Santana, Ricardo Gamba, Leila Bass, Luiza Novaes, Tiago Leal e Rodrigo Fernando
Juliana Garavatti – Diretora Assistente e coreografia
Gabriel Levy – Direção Musical
Luiza Novaes e Aloísio Oliveira – Letra e Música
Aloísio Oliveira – Músico
André Pereira – Percussão

Sala de Espetáculos, Theatro Municipal de São Paulo
Duração aproximada: 50 minutos
Entrada franca
Distribuição dos ingressos duas horas antes de cada espetáculo na bilheteria do Theatro

Indicação etária: livre

Domingo, 13, às 12h,

Festival de Coros Infantojuvenis
*Participação do Coral Paulistano, um dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo

Coral Juvenil do Guri Guri Santa Marcelina
Eduardo Fernandes – regência
Reynaldo Puebla – direção cênica
Douglas Pereira Afonso –  percussão
LukmanKamauLioncio Muniz –  percussão
Alceu Valença: Embolada do tempo (arr. André Protásio)
Lulu Santos: Tempos modernos (arr. original de André Protásio Adapt. Edu Fernandes)
Paulinho Moska: Último dia (arr. Patrícia Costa)
Renato Russo/: Tempo perdido (arr. André Protásio)
Lenine / Dudu Falcão: Paciência (arr. Patrício Souza)
Gonzaguinha: A felicidade bate à sua porta (arr. André Protásio)

Coral Canto do Aprender
Suellen Lima – regente/pianista:
Herbert Marques, Karina Muniz, Victor Cáceres, Yasmin Lima – Flautistas
Bruno Straccilini – Pandeiro
Antônio Carlos Nicoleti – Cuíca
Adoniran Barbosa: As Mariposas (arr. Suellen Lima)
Tom Jobim: Corcovado (arr. Suellen Lima)
Heitor Villa Lobos: Trenzinho Caipira (arr. Amauri Vieira)
Renato Russo: Mais Uma Vez (arr.Suellen Lima)
César Elbert: Agnus Dei (arr. César Elbert)

Duração total aproximada: 80 minutos
Indicação etária: livre
Entrada franca
Distribuição dos ingressos duas horas antes de cada espetáculo na bilheteria do Theatro

Local: Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Acessibilidade: Sim

“Rosana Paulino: a costura da memória” se despede do MAR no dia 29 de setembro

De Instituto Odeon em 18 de setembro de 2019


A mostra individual da artista paulistana conta com 140 obras produzidas ao longo dos seus 25 anos de carreira.

A exposição “Rosana Paulino: a costura da memória” chega em sua reta final este mês, com encerramento marcado para o dia 29 de setembro. A mostra individual da artista paulistana conta com 140 obras produzidas ao longo dos seus 25 anos de carreira. Entre os trabalhos estão esculturas, instalações, gravuras, desenhos e outros suportes que evidenciam a busca da artista no enfrentamento com questões sociais, destacando o lugar da mulher negra na sociedade brasileira.

As peças selecionadas, realizados entre 1993 e 2018, mostram que sua produção tem abordado situações decorrentes do racismo e dos estigmas deixados pela escravidão que circundam a condição da mulher negra, bem como os diversos tipos de violência sofridos por esta população.

Encerramento:  29 de setembro de 2019.

Horário de funcionamento: terça-feira, das 10h às 19h (entrada gratuita); quarta-feira a domingo, das 10h às 17h (R$20 inteira e R$10 meia).

Saiba mais!

Jovens músicos da Orquestra Experimental de Repertório irão solar no palco do Theatro Municipal de São Paulo após vencer concurso

De Instituto Odeon em 17 de setembro de 2019


Musicistas da Orquestra Experimental de Repertório. Foto: Larissa Paz
Concerto acontece no dia 22, às 12h, sob a regência do maestro Jamil Maluf

A Orquestra Experimental de Repertório (OER), sob a regência do maestro Jamil Maluf, realiza no próximo dia 22, às 12h, um concerto para celebrar o Concurso Jovens Solistas. Esta apresentação é uma grande oportunidade para os jovens músicos da OER solarem no palco do Theatro Municipal de São Paulo.

O Concurso existe desde a fundação da orquestra, em 1990, e acontece 1 vez por ano. Os jovens músicos da OER escolhem uma composição para a seleção do concurso. As apresentações são feitas para uma banca formada pelos 16 monitores de naipes e o maestro Jamil Maluf. Ao fim, os vencedores são escolhidos, podendo ser dois ou até mesmo três. “Vários vencedores deste concurso ganharam bolsas de estudo no exterior porque eles gravam este concerto e colocam na solicitação da bolsa. Ajuda na carreira deles”, pontua o maestro.

Este ano os vencedores foram os musicistas Hanan Santos, de 28 anos, que no III Festival Internacional SESC de Música em Pelotas foi convidado para solar junto ao chinês Yang Liu e a orquestra, sob a regência de Emmanuele Baldini, e irá solar com a peça Concerto para Violino em Ré Maior, op.77, de Johannes Brahms. Além dele, Renato Ferreira, de 24 anos, que venceu este mesmo concurso em 2017, já solou à frente da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e também foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Municipal Jovem de Guarulhos em 2015, executará Concerto Nº 1 para Violoncelo em lá menor, op.33, de Camille Saint- Saëns.

Concerto gratuito 
É gratuito! Um dia antes, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, às 17h, a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de Alexandre Travassos, realiza um concerto de Harpas e Sopros. A apresentação abre com a peça Concerto em Si bemol para harpa, de Georg Friedrich Händel, onde a musicista Suelem Sampaio será a solista, fanfarra e Suite Praetorius, do próprio Alexandre F. Travassos, Petite Symphonie, de Charles Gounod, Pavane Opus 50, de Gabriel Fauré, e Canzon per sonar septimi toni a 8, de Giovanni Gabrieli. “Eu acho muito importante que uma orquestra tenha uma atividade de música de câmara também. Na apresentação camerística pelo fato de ser um grupo menor, os músicos se destacam mais solisticamente”, completa. Para este concerto, não tem distribuição de ingressos, basta o público chegar próximo ao horário do concerto.

ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
A Orquestra Experimental de Repertório (OER) foi criada em 1990, a partir de um projeto do maestro Jamil Maluf, e oficializada pela Lei 11.227, de 1992. A OER tem por objetivos a formação de profissionais de orquestra da mais alta qualidade, a difusão de um repertório abrangente e diversificado, que mostre o extenso alcance da arte sinfônica, bem como a formação de plateias. Entre os vários reconhecimentos que recebeu estão os prêmios Carlos Gomes, como destaque de música erudita de 2012, e APCA, de Melhor Produção de Ópera de 2017. A orquestra tem, atualmente, o maestro Jamil Maluf como regente titular.

Serviço:

CONCURSO JOVENS SOLISTAS 
22 DOMINGO 12H
ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
Regência Jamil Maluf

Programa:
CAMILLE SAINT-SAËNS
Concerto Nº 1 para Violoncelo em Lá menor, Op.33

Violoncelo Solo Renato Ferreira

JOHANNES BRAHMS
Concerto para Violino em Ré Maior, Op.77

Violino Solo Hanan Santos

Duração aproximada: 70 minutos
Vendas pelo site theatromunicipal.org.br ou pela bilheteria.
Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.
Local: Sala de Espetáculos | Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Capacidade: 1523 lugares

HARPA, SOPROS E PERCUSSÃO DA OER
21 SÁBADO 17H
Gratuito
ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
Regência: Alexandre Travassos
Harpa: Suelem Sampaio

Programa:
GEORG FRIEDRICH HAENDEL
Concerto em Si bemol para Harpa

ALEXANDRE F TRAVASSOS
Fanfarra

Suite Praetorius

CHARLES GOUNOD
Petite Symphonie

GABRIEL FAURÉ
Pavane Op. 50

GIOVANNI GABRIELI
Canzon per Sonar Septimi Toni a 8, Ch. 172

Duração aproximada 50 minutos
Local: Sala do Conservatório | Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281
Capacidade: 200 lugares

Mais informações:

Jamil Maluf
Regente titular da OER
Jamil Maluf graduou-se em regência orquestral pela Escola Superior de Música, em Detmoldi, na Alemanha. Durante sua permanência na Europa, atuou como regente convidado de diversas orquestras e participou dos Seminários Internacionais para Regentes, em Trier, com o Maestro Sergiu Celibidache. Foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal e, em 1990, criou a Orquestra Experimental de Repertório, a qual conduz com grande sucesso. Por cinco vezes foi distinguido com o prêmio de Melhor Regente de Orquestra pela APCA. Recebeu, também, o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Regente de Ópera e o Prêmio Maestro Eleazar de Carvalho de Personalidade Musical do Ano, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, entre outros prêmios. De 1987 a 1992, apresentou o programa de música clássica Primeiro Movimento na TV Cultura. De 2005 a 2009, foi diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2015, assumiu também o posto de regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

HANAN SANTOS 
Violino solo
Iniciou os estudos de violino aos 14 anos, no Rio de Janeiro, com Mariana Isdebski Salles. Em 2010, no Rio Grande do Sul, cursou bacharelado em música na UFPel, na classe do Prof. Tiago Sabino Ribas. Recebeu orientações dos professores Fredi Guerling e Marcello Guerchfeld. No III Festival Internacional SESC de Música em Pelotas foi convidado para solar junto ao chinês Yang Liu e a orquestra, sob a regência de Emmanuele Baldini. Em São Paulo, foi academista na Academia da Osesp e, mais tarde, teve orientações regulares com Pablo de León. Participou de diversos masterclasses com renomados artistas nacionais e internacionais como Jennifer Stumm (EUA), Levon Ambartsumian (RUS), Yang Liu (CHI), entre outros. Em 2018, participou do Ilumina Festival, festival de música de câmara idealizado e dirigido pela violinista norte-americana Jennifer Stumm. Atualmente orientado pelos professores Claudio Micheletti e Jennifer Stumm. Assim como Maria Júlia, é membro do Pianosofia.

RENATO FERREIRA
Violoncelo Solo
Renato Cardoso Ferreira, natural de Sorocaba, São Paulo, iniciou seus estudos na classe do professor Tiago Almeida no Conservatório de Tatuí, onde foi convidado para solar frente a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí. Foi integrante da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e , posteriormente, ingressou no ensino superior sob orientação dos professores André Micheletti e Alberto Kanji. Em 2015, foi vencedor do Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Municipal Jovem de Guarulhos. Em 2017, foi um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas da OER (Orquestra Experimental de Repertório). Atualmente é bacharel com habilitação em violoncelo e membro da Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência do maestro Jamil Maluf.


ALEXANDRE F. TRAVASSOS
Compositor e Regente
Alexandre Fracalanza Travassos nasceu em 1970 no Rio de Janeiro; é clarinetista e compositor residente em São Paulo desde 1980. Estudou clarinete na Escola Municipal de Música de São Paulo e posteriormente na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Já trabalhou como instrumentista e arranjador da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e atualmente é monitor instrumentista da Orquestra Experimental de Repertório e das orquestras de formação da Escola Municipal de Música de São Paulo. Como compositor, já recebeu diversos prêmios com suas composições no Brasil e no exterior como o 1° Concurso de Composição para banda sinfônica da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, o Penfield Commission Project (EUA, 2001), o 3º Prêmio Guerra-Peixe de composição para orquestra (2001), o Outdoor Composition Contest (EUA, 2010), o Otto-Ditscher-Preis (Alemanha, 2011) e o Prêmio Funarte de Composição Clássica de 2011 e 2017. Suas músicas já foram executadas em diversos países.

SUELEM SAMPAIO
Harpa
Natural de São Paulo, a harpista Suelem Sampaio começou a estudar harpa sinfônica aos 10 anos de idade na Escola Municipal de Música de São Paulo, participou de diversos festivais no Brasil e no exterior e foi aluna da Academia de Música da Osesp. É constantemente requisitada para trabalhar como convidada em diversas orquestras bem como atuar como solista e atualmente integra a Orquestra Experimental de Repertório. É professora do Curso de Extensão em Harpa na Universidade do Estado de São Paulo, do Festival Música nas Montanhas, da Buenos Aires Harp Week 2019 e do Curso de Graduação em Harpa Sinfônica da Universidade Mozarteum.

MAR participa da ArtRio entre os dias 19 e 21 de setembro

De Instituto Odeon em


Reconhecida como um dos principais eventos de arte da América Latina, a ArtRio é uma oportunidade de ver em um mesmo espaço obras de grandes mestres e também o trabalho de novos artistas, em uma seleção especial das principais galerias do país e do mundo. 

Em 2019, a ArtRio continua com sua programação inovadora. O PANORAMA reúne as galerias já estabelecidas no circuito internacional de arte; no VISTA, galerias jovens apresentam projetos concebidos especialmente para a feira, com uma curadoria experimental; já o SOLO trará projetos expositivos especiais com um recorte das coleções de Sandra Hegedus.

A feira ainda promove a sétima edição do Prêmio FOCO ArtRio, que tem como objetivo descobrir, fomentar e difundir a produção de artistas visuais com até 15 anos de carreira.

No estande, estarão à venda diversas publicações, como os catálogos das exposições “O Rio do samba: resistência e reinvenção”, “Pororoca”, “Do Valongo à Favela” e “Arte Democracia Utopia – quem não luta tá morto”. Visite!

ArtRio – 19 a 22 de setembro
Estande I3 – Esplanada
Marina da Glória

Mais informações em https://artrio.com/

Museu de Arte do Rio lança novo site

De Instituto Odeon em 12 de setembro de 2019


Entre as novidades da plataforma está a inclusão de aplicativo que traduz todo o conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais – Libras 

O Museu de Arte do Rio lançou seu novo site no último dia 9 de setembro. Desenvolvido pela agência carioca Tuut, com apoio financeiro do BNDES, o moderno ambiente virtual tem como objetivo promover a inclusão e oferecer uma melhor navegabilidade em dispositivos móveis.

Atualmente, os acessos por meio de celulares e tablets representam 67% das visitas mensais ao site do MAR. Pensando neste público, a plataforma oferece logo na página inicial as informações mais importantes sobre o funcionamento do museu, de maneira rápida e clara, além de todo o conteúdo do site ser adaptável para os mais diversos tipos de tela.

Visando ampliar a experiência de usuários com baixa visão ou deficiência auditiva, novas ferramentas de acessibilidade foram desenvolvidas. Para tornar o site acessível às pessoas com baixa visão, foi criada a opção de aumento da fonte, além da mudança da cor do fundo, alterando o contraste com o texto.

Para aqueles que possuem deficiência auditiva, todos os textos e imagens descritivas estão traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, por meio do aplicativo Hand Talk. O plugin conta com um intérprete virtual que traduz o conteúdo automaticamente, abrindo a comunicação com os cerca de 9,7 milhões de deficientes auditivos que vivem no Brasil.

Entre as novidades do novo layout está um espaço para notícias, onde serão publicadas atualizações sobre as exposições, eventos, cursos e atividades educativas do museu. Outra inovação é a instalação de uma câmera nos pilotis do museu, que transmite imagens ao vivo diretamente para o site 24h por dia.

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Eté-Festival Corpo reúne diversidade em dança, teatro e circo no Theatro Municipal

De Instituto Odeon em 11 de setembro de 2019


Eté mistura as múltiplas formas de expressão corporal em 12 dias de evento:

Balé da Cidade dança Caetano Veloso e lança livro de 50 anos de trajetória; espetáculo de variedades especialmente concebido para o evento reúne circo contemporâneo e dança de rua; Denise Stoklos apresenta monólogo performático que retrata o Brasil atual; Ballet Stagium e Barbatuques fazem apresentação juntos pela primeira vez; peça celebra história da artista trans Phedra D. Córdoba; Balé Nacional da Coreia estreia Vestígios de Areia Preta.

Eté – (e.té do Tupi Guarani): (advérbio) muito (adjetivo) genuíno; legítimo; valoroso; poderoso (substantivo) corpo; substância; matéria.

De 21 de setembro a 5 de outubro, o Theatro Municipal de São Paulo recebe o Eté-Festival Corpo, evento celebra as expressões corporais por meio de atrações de dança, circo, teatro, mímica. A curadoria é do diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo, Hugo Possolo, e foca na diversidade e representatividade dentro das artes cênicas. 

“O que deu o eixo geral da curadoria deste novo Festival foi a busca por espetáculos que representem a diversidade, que é uma questão muito atual, muito contemporânea. Optamos por espetáculos que correspondessem a isso de uma maneira ou de outra, que tivessem essa liga”, explica Possolo.

Com estreia no dia 21, sábado, às 20h, um dos espetáculos de maior sucesso do Balé da Cidade de São Paulo, Um Jeito de Corpo-Balé da Cidade Dança Caetanoabre o festival. Em julho, a produção foivista por cerca de 5 mil pessoas durante as quatro apresentações, com ingressos esgotados em todas as datas, num dos maiores festivais de dança contemporânea do mundo, o ImPulsTanz, em Viena.  A ideia e o conceito geral de Um Jeito de Corpo são assinados por Ismael Ivo que também é cofundador do festival e diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo. A coreografia é da grande bailarina e coreógrafa Morena Nascimento. Para este trabalho, Morena se deixou guiar pela inspiração nas músicas, no gestual do artista brasileiro e no elenco do Balé da Cidade de São Paulo, no qual ficou impressionada pelo vigor e entrega dos bailarinos.

“Além das canções que me fascinam, gosto, particularmente, de observar o corpo de Caetano em movimento – quando canta, gesticula, responde uma entrevista. Para mim ele está o tempo todo dançando mesmo que não esteja. A gama gestual que o seu corpo nos apresenta é tão rica e me diz tanta coisa que quase não preciso ouvir as canções”, se diverte Morena. As apresentações se estendem pelos dias 22 (18h), 26 e 27 (20h) e 28 (16h e 20h).

Já o espetáculo Corpos em Vertigem foi concebido especialmente para o Festival. No dia 24, terça-feira, às 20h, artistas circenses e trupes de circo contemporâneo apresentam os melhores trabalhos da Mostra Competitiva do FIC 2019 – Festival Internacional de Circo da Cidade de São Paulo (do terceiro ao primeiro lugar, além do prêmio do júri popular). Eles levarão ao palco do Municipal uma mostra de investigações da linguagem circense, por grupos que apostam na experimentação e apontam novos rumos – Cia. Gravitá, Jan Leca, Iago Richard, Total Eclipse, Cia. Do Relativo e Diálogos Acrobáticos. A eles se juntam a Cia. Sacro Movimento e Dança, de dança de rua, com coreografia de Vinícius Araujo, e o percussionista Eduardo Contrera.

No dia 25 de setembro, quarta-feira, às 20h, a diretora, atriz e escritora Denise Stoklos leva ao Municipal a peça Vozes Dissonantes, criada, escrita, coreografada, dirigida e interpretada por ela à época em que se comemoravam os 500 anos do descobrimento do Brasil, celebrado nos anos 2000. Mais atual do que nunca, neste trabalho, Stoklos parte das ideias e trajetória de personalidades brasileiras, como Tiradentes,  Pe. Antonio Vieira e Milton Santos, que lutaram para tornar o país mais igualitário e livre, para a construção do monólogo carregado de soluções mímicas, marca registrada da artista.

No dia 1º de outubro, terça, às 20h, entra em cena o Ballet Stagium com Barbatuques em LadoaLado. Dividida em três partes, a apresentação inicia com a coreografia Sonhos Vividos, do Ballet Stagium, com homenagem a Elis Regina, seguida de uma apresentação do Barbatuques, referência em música e percussão corporal com apresentações em mais de 30 países. O Barbatuques irá apresentar o show que comemora os seus 20 anos de existência com um repertório especial, que mescla repertório clássico dos primeiros discos, como Barbapapa´s groove, Carcará e Baião Destemperado, com o mais recente, com músicas como Ayú, Skamenco e Kererê.

Encerrando o LADOALADO, o Ballet Stagium vai reviver a coreografia Batucada, de 1980,  do coreógrafo Décio Otero, e direção teatral de Marika Gidali. A novidade fica por conta dos novos arranjos corporais criados pelo grupo Barbatuques para a trilha deste espetáculo que conta com músicas do compositor Luciano Perrone e do Mestre André e sua bateria. O objetivo é integrar o erudito com o popular.

50 anos do Balé da Cidade

Um dia depois, integrando a programação do Festival, um livro em celebração aos 50 anos do Balé da Cidade de São Paulo e o documentário 50 anos do Balé da Cidade de São Paulo, da produtora Prodigo, serão lançados no dia 2 de outubro, às 19h, na Sala do Conservatório, na Praça das Artes, extensão do Theatro Municipal.

Entrevista com Phedra, peça que celebra a diva histórica do teatro brasileiro Phedra D. Córdoba, e que marca a estreia do jornalista e crítico teatral Miguel Arcanjo Prado como dramaturgo, será apresentada no dia 3, quinta-feira, às 20h, na Sala do Conservatório na Praça das Artes (extensão do Theatro Municipal). A peça repassa a vida da icônica atriz trans cubana e sua importância para os palcos do Brasil. Phedra estreou no ano passado, quando a atriz, se estivesse viva, completaria 80 anos. Phedra é interpretada por Márcia Dailyn, atriz, primeira bailarina trans do Municipal de São Paulo e atual diva da Praça Roosevelt, enquanto o ator Raphael Garcia, um dos fundadores do Coletivo Negro, dá vida a Miguel Arcanjo. Os atores foram convidados pelo autor a integrar o projeto com realização da Cia. De Teatro Os Satyros, fundada por Ivam Cabral e Rodolfo García.

A programação do Eté-Festival Corpo se encerra com apresentações gratuitas, nos dias 4 e 5 de outubro (sexta e sábado), às 20h, de Vestígios de Areia Preta, novo espetáculo do Balé Nacional da Coreia, com coreografia de Ahn Sungsoo e música da compositora e diretora musical da companhia Ra Yesong. Neste trabalho, o coreógrafo explora a beleza inerente dos 14 bailarinos e captura pontos coincidentes entre a sua linguagem corporal e a música.  Os ingressos serão distribuídos duas horas antes de cada apresentaçãona bilheteria do Theatro Municipal. 

ETÉ-FESTIVAL CORPO

Setembro

Sábado, 21, às 20h
Domingo, 22,às 18h
Quinta-feira, 26, às 20h
Sexta-feira, 27, às 20h
Sábado, 28, às 16h

Sábado, 28, às 20h

Balé da Cidade de São Paulo
“UM JEITO DE CORPO” – Balé da Cidade Dança Caetano
Ismael Ivo – ideia e conceito
Morena Nascimento – coreógrafa
Cacá Machado – direção musical
Vadim Nikitin – dramaturgia
Marcel Kaskeline – cenografia
Isadora Gallas – figurinos
Aline Santini – iluminação
Luiz Parisi – visagismo
José Miguel Wisnik – consultoria

Duração aproximada: 60 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 80 / R$ 40 / R$ 12

Terça-feira, 24, às 20h

Corpos em Vertigem – Circo Contemporâneo 
Cia. Gravitá
Jan Leca
Iago Richard
Total Eclipse
Cia. Do Relativo
Diálogos Acrobáticos       
Eduardo Contrera
Cia. Sacro Movimento e Dança
Sala de Espetáculos, Theatro Municipal de São Paulo

Duração aproximada: 70 minutos sem intervalo
Classificação Indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 20

Quarta-feira, 25, às 20h

Vozes Dissonantes
Adaptação, texto original, coreografia, sonoplastia, direção e interpretação: Denise Stoklos
Orientação de pesquisa: Lauro Moreira
Iluminação: Fernando Jacon
Operação de luz e som: Marcel Agibert
Assistente de direção (Nova Iorque): Wilson Lória, (São Paulo): Cristina Longo
Produção: Luque Daltrozo
 
Duração aproximada: 60 minutos
Classificação Indicativa: 18 anos
Ingressos: R$ 20

Outubro

Terça-feira, 01, às 20h

LADOALADO
Ballet Stagium e Barbatuques

Primeiro parte: Sonhos Vividos
Décio Otero – coreografia                   
Márika Gidali – direção teatral
Marcos Palmeira – assistente de direção 
Aharon Gidali – desenho de luz e edição da trilha sonora 
Marika Gidali – produção        

Segundo parte: Espetáculo em homenagem aos 20 anos do Barbatuques
Músicos: André Hosoi, André Venegas, Charles Raszl, Fernando Barba, Gilberto Alves, Heloiza Ribeiro, João Simão, Luciana Cestari, Luciana Horta, Mairah Rocha, Maurício Maas, Marcelo Pretto, Renato Epstein e Tais Balieiro
Produção Executiva: Renata Pimenta
Direção musical: Barbatuques
Direção Geral: Gustavo Kurlat
Direção Cênica: Ana Fridman e Deise Alves
Adaptação de Figurino: Daniela Gimenez
Luz: Miló Martins
Técnicos de Som: André Magalhães e Daniel Martins
Direção Técnica: Tuca Pradella

Parte Final: Interação do Barbatuques com o Ballet Stagium 
Sala de Espetáculo, Theatro Municipal de São Paulo

Duração aproximada: 70 minutos sem intervalo
Indicação etária: Livre
Ingressos: R$ 20

Quarta-feira, 02, às 19h
Lançamento do livro de 50 anos do Balé da Cidade de São Paulo
Lançamento do documentário 50 anos do Balé da Cidade de São Paulo da Prodigo Films
Sala do Conservatório, Praça das Artes (extensão do Theatro Municipal)

Quinta-feira, 03, às 20h
Entrevista com Phedra

Texto: Miguel Arcanjo Prado
Direção: Juan Manuel Tellategui e Robson Catalunha
Elenco: Márcia Dailyn e Raphael Garcia
Direção de produção: Gustavo Ferreira 
Realização: Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez – Os Satyros 
Figurino e visagismo: Walério Araújo
Cenografia: Robson Catalunha
Iluminação: Diego Ribeiro e Rodolfo García Vázquez
Sonoplastia: Juan Manuel Tellategui
Arte visual: Henrique Mello

Sala do Conservatório, Praça das Artes (Extensão do Theatro Municipal)
Duração aproximada: 50 minutos
Indicação etária: 14 anos
Ingressos: R$ 20

Sexta-feira, 04, às 20h
Sábado, 05, às 20h


Balé Nacional da Coreia
Vestígios de Areia Preta
AhnSungsoo – coreografia
Ra Yesong – compositor de diretor musical
Kim Keonyoung – desenho de luz
Oh Younghoon – diretor de sonorização
 
Bailarinos: Kim Minji, Kim Minjin, Kim Seungwoo, Kim Hyun, Park Hweeyeon, Bae Hyosub, Seo Bokwon, Seo Ilyoung, Sung Changyong, An Namkeun, Lee Youjin, Jeong Seoyun, Jo Hagyung, Chun Jongwon

Músicos: Khoe Jinho, Bae Seungbin, Lee Youkyung, Hong Sangjin, Hong Yejin

Duração aproximada: 60 minutos
Indicação etária: 10 anos
Ingressos: Entrada franca.
Distribuição dos ingressos duas horas antes de cada apresentação na bilheteria do Theatro Municipal.

ETÉ-FESTIVAL CORPO

Vendas 
pelo site theatromunicipal.org.br ou pela bilheteria.
Horário da Bilheteria do Theatro Municipal: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 17h.
Local: Sala de Espetáculos |Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº
Capacidade: 1523 lugares
Local: Sala do Conservatório | Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281
Capacidade: 200 lugares



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